Monday, May 22, 2006

Causas reais e soluções utópicas

Quando você se depara com quem não quer resolver um problema, você pode esperar que logo virão as causas irreais e as soluções utópicas. "Para acabar com a criminalidade é preciso investir na educação". Algo errado com frase?

Não, em absoluto, a frase está mais do que 100% correta, o único problema é que é uma solução utópica e irreal. Vamos limitar a natalidade entre as camadas mais pobres? Não! "Vamos educar as mulheres para que elas passem a controlar a natalidade como fazem as mulheres de classe média". Novamente, algo errado? Não, mas irreal.

Esse é o melhor meio de não resolver absolutamente nada. Você aponta uma solução 100% politicamente correta e 100% inviável na aplicação, pronto! Você não resolve nada e ninguém pode lhe acusar de incopetente ou coisa que o valha. Você sabe qual a solução, embora saiba que ela é inviável do ponto de vista prático, mas sabe.

É a mesma coisa que sucede com esses regimes comunistas. Eles só sobrevivem sem a liberdade, porque o comunismo é incompatível com a democracia, mas você vê vários democratas defendendo o comunismo, como se eles não soubessem que, no futuro, a adoção do regime implica obrigatoriamente na eliminação da democracia. Fazem de conta que não sabem disso.

Assim são as causas reais e as suas soluções utópicas...

No comments: