Tuesday, February 14, 2006

O estado civil e o carnaval

Chegamos na metade do mês de fevereiro, este mês que a gente sempre fica com a impressão de falta alguma coisa, de que lhe roubaram alguns dias, mas que é assim mesmo, coisas de acerto do calendário. E nesse mês mais curto de fevereiro temos uma das maiores festas populares do planeta, o nosso carnaval. Este ano a terça-feira gorda, o dia de carnaval cai no último dia do mês, no dia 28. O carnaval começa antes, na sexta feira, dia 24, hoje estão faltando, portanto, 10 dias para o começo da folia.

Como eu tenho dito e escrito, a festa já não é mais para mim. Já passou o tempo em que eu ia para os salões, em que participava ativamente das festas de carnaval. Hoje o meu carnaval é essencialmente televisivo, não passa daquilo que "passa" na televisão, acompanho alguns desfiles de escolas no carnaval de rua, algum flash das festas nos salões e fica nisso mesmo.

Semprei achei o carnaval uma festa essencialmente pagã e destinada especialmente para quem está solteiro. Pode parecer uma mentalidade estranha, mas é verdadeira. É uma festa de solteiros, não é uma festa indicada para namorados, para casais. O bom do carnaval é aquele "ninguém é de ninguém", que se não te obriga a ficar com ninguém, também não te cobra o compromisso de uma companhia fixa, ou o compromisso de um comportamento de quem não pode "nem olhar para o lado".

Um grande abraço e um beijo a todos e até a próxima!

No comments: