Friday, January 27, 2006

O mundo dos espertos

O mundo é escravo da perfeição. O mundo pertence aos lindos, aos inteligentes, aos bem-sucedidos (ricos). É uma seleção natural que faz com que o mundo seja terreno ideal para o deleite dos perfeitos. Existe uma série de mecanismos como a religião, a filosofia que tentam incutir na cabeça dos poderosos (dos que podem) um sentimento de comiseração pela escória do mundo. Alguns ouvem os apelos e, por piedade, cedem alguma esmola para o grupo pestilento da escória.

Também se criam filosofias sofistas para iludir a escória, coisas do tipo "dinheiro não traz a felicidade de ninguém", "o que vale é a beleza interior", tudo a mais deslavada mentira, tudo babaquice. O que vale é o dinheiro, o que vale é a beleza; o dinheiro compra, a beleza conquista.

É uma filosofia ácida? Pode ser, mas é a verdade. O resto é o resto, tudo maneiras de manter a escória - que é a grande massa - submissa e ocupando o seu devido lugar. Qual a vantagem de dizer esse tipo de verdade aos miseraveis? Sempre é melhor manter "as esperanças" num futuro melhor que nunca virá.

No comments: